Henriques Odontologia - Especializada em Tratamentos Odontológicos Visando Saúde Bucal
Odontopediatra
Odontopediatra
Odontopediatra
Qual o papel do Odontopediatra?

O Odontopediatra é o cirurgião-dentista com formação técnica e científica que o capacita para diagnosticar, prevenir, tratar e controlar os problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente, em parceria com os pais/responsáveis de seus pacientes. Atua, também, na educação para a saúde bucal e na integração desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde.

Neste sentido, as mais evidentes atribuições do Odontopediatra podem ser resumidamente enumeradas:

1. Orientar e motivar pais e/ou responsáveis, quanto à promoção e manutenção da saúde bucal das crianças e dos adolescentes;
2. Ajudar a criança e o adolescente a desenvolver comportamentos e hábitos que conduzam à saúde bucal, conscientizando-os dessa responsabilidade.
3. Avaliar o crescimento e o desenvolvimento, a fim de detectar possíveis desvios com repercussão nas estruturas dento-faciais.
4. Identificar os fatores de risco, em nível individual, para as principais doenças da cavidade bucal, e implementar estratégias preventivas e de mínima intervenção.

As principais formas de prevenção realizadas pelo Odontopediatra são o selante dental e o flúor

O que é selante dental e como saber se meu filho precisa usá-lo?
O selante dental cria uma barreira altamente eficaz contra as cáries. O selante é uma película fina de plástico (resina) aplicada à superfície dos dentes permanentes posteriores, onde a maioria das cáries se forma. A aplicação do selante não dói e pode ser feita durante uma consulta ao dentista. O dentista poderá informar se é recomendável fazer esta aplicação nos dentes de seu filho.

O que é o flúor e como saber se meu filho está recebendo a quantia certa de flúor?
O flúor é uma das melhores maneiras de evitar as cáries. Trata-se de um mineral natural que se combina com o esmalte dos dentes, fortalecendo-os. Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantia de flúor adequada ao desenvolvimento dos dentes. Se a água que você recebe não tem flúor (ou não contém a quantidade adequada), seu dentista poderá recomendar aplicação de flúor gel para fortalecer o esmalte dentário.

Voltar

Henriques Odontologia - Especializada em Tratamentos Odontológicos Visando Saúde Bucal
Rua: Dona Carolina Prado Penteado 20,
proximo da Norte Sul
Henriques Odontologia - Especializada em Tratamentos Odontológicos Visando Saúde Bucal
Tel: (19) 3254.1965
e-mail: contato@henriquesodontologia.com.br
Valid XHTML 1.0 Transitional
Criação de Sites para Empresas