Que é sensibilidade dentária?
A sensibilidade dentária afeta um grande número de pessoas. É geralmente causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.

A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos. Abaixo está uma ilustração dos túbulos dentinários vistos em um microscópio:
Sensibilidade Dentária
A exposição da dentina por ocorrer devido a vários fatores. Os fatores mais comuns são:
Sensibilidade Dentária Uso de escovas muito duras com muita força na escovação o que pode causar abrasão no esmalte e retração gengival
Sensibilidade Dentária Restaurações ou coroas mal adaptadas
Sensibilidade Dentária Mordidas erradas que causam trauma em cima de um determinado dente

O dentista pode:
Sensibilidade Dentária Aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para ajudar a fortalecer o dente
Sensibilidade Dentária Realizar trocas de restaurações ou coroas com melhor adaptação
Sensibilidade Dentária Correção ortodôntica para melhorar a mordida