Henriques Odontologia - Especializada em Tratamentos Odontológicos Visando Saúde Bucal
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O especialista neste campo é chamado de ortodontista.

Como saber se preciso de um tratamento ortodôntico?
Apenas seu ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes , fotografias e radiografias especiais, o ortodontista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

OrtodontiaSobremordia – É quando os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.

OrtodontiaMordida cruzada anterior — uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.


OrtodontiaMordida cruzada lateral — ocorre quando,ao morder, os dentes laterais superiores não cobrem os dentes laterais inferiores,se posicionando para dentro em relação a estes.


OrtodontiaMordida aberta — Há um espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores.



OrtodontiaApinhamento —Ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.



Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como removíveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares.O tipo de problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Os aparelhos podem ser:

Ortodontia Aparelho fixo — Este é o tipo mais comum de aparelho. Os aparelhos fixos são geralmente ativados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como estilos mais claros, preferidos por muitos adultos.

Ortodontia Niveladores Transparentes — Uma alternativa para os aparelhos convencionais para adultos,os niveladores em série estão sendo utilizados por um número crescente de pacientes para mover os dentes da mesma forma que os aparelhos fixos, mas sem os fios de aço e os braquetes. Os niveladores são virtualmente invisíveis e removíveis para que o usuário possa se alimentar, escovar os dentes e passar o fio dental.

Ortodontia Aparelho Ortopédico Facial. — São aparelhos removíveis utilizados para correção das discrepâncias do crescimento facial, e ajudam a "treinar" a mandíbula a fechar em uma posição mais favorável o que colabora para melhora da mordida e da posição dos dentes.


Depoimentos

- "Fiz, há 14 anos, tratamento de ortodontia, com o Dr. Henriques, para reorganizar um problema em minha arcada dentária.
Esse tratamento foi excelente, pois recuperou o problema que eu tinha com alguns dentes encavalados, e deixou um sorriso muito bonito. Coisa que antes eu procurava esconder.
Hoje minha filha trata-se também com o Dr. e está muito satisfeita com o resultado que já alcançou. Ela já está na fase de retirada do aparelho e ficou com um sorriso lindo!
Fiquei muito satisfeita com os tratamentos e recomendo, de olhos fechados, este profissional."

A. Vicente

- "Conheci o Antonio através da indicação de outro profissional para a preparação de uma cirurgia ortognática, tamanho foi o sucesso do tratamento que acabou sendo desnecessário o uso da cirurgia.
Minha confiança no Antonio como pessoa e profissional é tamanha que toda a família virou paciente, recomendo fortemente e sem restrições a quem precisar de um ótimo profissional.”

L.F. MATIAS

- "Conheço a equipe Henriques há 16 anos quando meu filho realizou tratamento ortodôntico e hoje tem uma arcada sem problemas.
Minha filha também usou aparelho para alinhamento da arcada inferior com 12 anos e depois retirou os dentes do siso com 18 anos. Eu, pessoalmente, utilizo os serviços para restauração de cáries e limpeza, alem de minha mãe que fez canal e restaurações. Posso afirmar que nesses anos todos sempre tive um excelente tratamento tanto clinico, como também pessoal.“

M. Parreira




Voltar

Henriques Odontologia - Especializada em Tratamentos Odontológicos Visando Saúde Bucal
Rua: Dona Carolina Prado Penteado 20,
proximo da Norte Sul
Henriques Odontologia - Especializada em Tratamentos Odontológicos Visando Saúde Bucal
Tel: (19) 3254.1965
e-mail: contato@henriquesodontologia.com.br
Valid XHTML 1.0 Transitional
Criação de Sites para Empresas